segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dicas de como ser organizada com dinheiro

Olá pessoas
Hoje vou fazer um especial de dicas para que possamos ser organizada com $$$. Essas dicas são cópias de lugares que freqüento na Net. Não sou a melhor pessoa do mundo para falar em dicas financeiras... aliás tenho muito a aprender. Mas quero compartilhar com vcs, pois assim me animo também a ser mais controlada.
Vamos lá!!!


1 - Nunca gaste mais do que ganha. Independentemente do valor do seu salário, se você gastar mais do que recebe, sempre estará devendo e nunca poderá economizar. É importante fazer um orçamento e respeitá-lo.
2 - Se você tem dívidas, pague-as o mais rápido possível. Não deixe que elas se acumulem. Se você usa cartão de crédito, pague sempre o total da conta. Os juros de financiamento do saldo devedor costumam ser muito altos.
3 - Economize, pelo menos, uma pequena quantia todos os meses. Recomenda-se guardar, no mínimo, 10% da renda. Abra uma conta de poupança em um banco e transfira para ela mensalmente a quantia que decidir economizar. Assim você se habituará a não “contar” com esse dinheiro.
4 - Crie uma reserva para emergências. Antes de pensar em aplicações de médio e longo prazo, você precisa contar com uma poupança que cubra, pelo menos, seis meses do seu orçamento.
5 - Informe-se sobre investimentos financeiros. Leia sobre o assunto na internet ou em revistas e livros, faça cursos e participe de seminários. Assim você poderá tomar decisões ponderadas e objetivas ao discutir suas decisões com corretores de seguros, gerentes de bancos ou outras entidades.
6 - Planeje as suas metas financeiras. Crie o seu próprio “plano de negócios”, como se fosse uma empresa. Comece, o mais cedo possível, a contribuir para um fundo de investimentos ou um plano de previdência privada para garantir uma vida confortável após a aposentadoria. Você pode aderir ao plano oferecido pela empresa onde trabalha ou fazer um programa individual de investimentos exclusivamente com esse objetivo.


Importante
Não deixe as suas reservas paradas; aplique-as para obter rendimentos e se proteger da inflação. O único que ganha com dinheiro parado na conta corrente é o banco.
Postagens Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário