quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dicas de Economia Doméstica

Recebi esse texto por e-mail através do grupo Cuide Bem. Não sei a autoria desse texto. Se alguém souber me fale que eu darei o devido crédito.

Economia doméstica
1 – Faça menus semanais – Eu perco cerca de uma hora ou menos ( depende da imaginação ), por semana e planejo as minhas refeições. Eu vejo todos os panfletos que colocam na minha caixa do correio, vou aos sites dos supermercados e faço os menus de acordo com o que está em promoção nessa semana.Vejo também se já tenho alguns dos ingredientes no frigorifico e na despensa, compro só o que necessito para essa semana.Não me esqueço de incluir uma refeição se sobras ( no outro dia fiz uma espécie de empadão com sobras e ficou uma maravilha da natureza ).
2 – Faça uma lista de compras e confira mais do que uma vez – Eu tomo nota de todos os ingredientes dos meus menus semanais, vejo o que tenho e coloco na lista.
3 – Não faça compras com fome – Eu geralmente vou ao sábado de manhã, tomo um bom café da manhã antes de embarcar na minha luta semanal aos preços baixos.
Se o fizer com fome, com certeza que acabará por comprar algumas coisas desnecessárias que só vão encarecer a sua conta e possivelmente a faz ganhar algumas calorias extra.
4 – Faça um orçamento – Eu sei exatamente o valor que disponho para a comida. Claro que não é uma ciência exata mas tento sempre não fugir do valor que tenho para gastar.
5 – Faça uma lista e coloque à vista - assim quando faltar alguma coisa tomo logo nota e vejo se dá para evitar as idas ao super durante a semana. O segredo é ir só uma vez por semana e com a prática e o tempo, tente fazer os menus para ir de 2 em 2 semanas. O problema das pessoas em geral é comprarem por impulso.
6 – Faça uma listagem da sua despensa – Anote tudo o que tem na despensa ( cole na parte de dentro da mesma ), e assim é mais fácil fazer os menus, vê o que já tem e evite comprar a mais.
7 – Compre em quantidade, se assim justificar – Assegure-se no entanto que vai utilizar os produtos que comprou antes que acabe o prazo de validade porque se não utilizar, não adianta poupar, joga-se dinheiro no lixo.
8 – Confira os recibos e tome nota dos preços – Eu faço uma folha de cálculo no excel em que tomo nota dos preços que estão sendo cobrados nos supermercados em que faço as compras, porque assim sei que o produto x é mais barato ali e vou lá comprar..
9– Leve o almoço para o emprego – Muitos escritórios ou fábricas têm microondas e podem muito bem comer sentados em alguma mesa disponível.
10 – Cozinhe em quantidade e congele – Eu chego a cozinhar num domingo de manhã 3 ou 4 refeições e congelo. Assim quando chego cansada durante a semana, é só aquecer.
11 – Use produtos de marca branca – Eu sou fã, cada vez mais o meu frigorifico e a minha despensa estão recheados de produtos de marca branca, ainda não consegui descobrir a diferença ( sem ser no preço, claro ).
12 – Não compre refeições preparadas – Isso de pôr a lasanha no microondas ou forno durante 10 min e já está...para mim já passou. Para além dos corantes e conservantes que esses produtos têm, o preço até assusta.
13 – Não jogue comida fora – Eu faço assim...aproveito tudo...se as cenouras estão moles, aproveito para fazer sopa, metade de uma cebola que sobrou do refogado, congelo o que sobra, dá para a próxima refeição.
14 – Use os cartões e talões de desconto – Eu uso e abuso de todos os descontos que tenho. Não compro por comprar, só compro aquilo que me convém para os meus menus semanais, aliás muitas vezes faço os meus menus em função do que tenho desconto.
15 – Leve suas ecobags - Por último uma dica ecológica... vamos usar cada vez menos os saquinhos plásticos do supermercados contribuindo para o meio ambiente.

3 comentários:

  1. Olá Ana!
    Passei por acaso e gostei do seu cantinho vou até ficar por aqui rsrs.
    Boa noite pra vc.

    ResponderExcluir
  2. JZ MAGAZINE- ITENS DISPONIVEIS PARA VENDA
    Somos de Campinas-SP, trabalhamos com kit de mercadorias a preço de atacado, abaixo segue os itens que estão disponiveis para venda. Vendemos tanto para pessoa fisica como juridica. Abaixo segue os itens, e no final do texto tem mais informações


    01) 01 kit com 20 encartelados- são eles: 03 encartelados de parafuso de madeira 60x35 com 06 unidades cada um; 02 encartelados de abraçadeira de metal, daquelas para prender mangueiras, 02 encartelados de parafuso com porca com 04 unidades cada um, 02 encartelados de kit de abraçadeira com as buchas e os parafusos aquelas em formato de U para canos, 01 cadeado medio, 01 cadeado pequeno, 02 encartelado de pregos grandes, 03 encartelados de pregos pequenos com 20 unidades cada um, 01 encartelado de gancho com bucha de 8m, 03 encartelados de borracha branca. Ideal para loja que quer comprar para revender, ou mesmo para quem trabalha com manutenção. Valor total- R$ 50,00;


    02) 01 kit de ferramentas com os seguintes itens- Martelo grande, estilete com 03 peças, jogo de chave de fenda com 06 unidades, puxador de moveis com parafuso, 02 encartelados de bucha com parafuso de 12m com 04 unidades cada um, chave de fenda grande, puxador de metal para gaveta com os parafusos, 02 fita veda rosca, chave teste, adaptador de pino chato. Valor total- R$ 60,00;


    03) 03 pacotes de cueca com 03 unidades cada uma. Tamanho M, de cores diferentes dentro do pacote. São um total de 09 cuecas. Tudo por R$ 50,00;


    04) 01 kit de manicure com os seguintes itens- 01 kit de pincel para pintura de cabelo com 03 peças, 01 lixa para os pes, 01 lixa e aparador de cuticula de metal, outro aparador de cuticula, 01 kit de tesoura e pente, 01 band deid com 05 unidades e 01 saquinho de bolas de algodão coloridas. Valor total- R$ 35,00;


    05) 05 camisetas femininas- todas com estampa na frente. Tamanhos variados nessas 05 unidades. Valor total- R$ 60,00;


    06) 01 necessaire que também pode ser usado como estojo- Valor- R$ 30,00;


    07) 05 copos e 04 xicaras de café. Todos são de vidro. As xicaras de café são do tipo Barroco. Valor total- R$ 35,00;


    08) 01 kit de cozinha com os seguintes itens- 01 conjunto de mantimento com 05 peças, 01 avental de corpo inteiro quase, 01 jarra para suco de 2 litros, 01 saladeira, 01 faqueiro de 03 garfos e 03 facas, 01 varal de aço de 10m, 01 squaze que é aquela garrafinha para água, 01 escova de lavar roupa, 01 peneira de aço, 01 faca media de cozinha, 01 conjunto de silicone com 02 peças, sendo a espatula e o pincel. Valor total- R$ 80,00;


    09) 03 calções masculinos tipo bermudas de tactel, sendo 01 tamanho P e 02 tamanho M. Todas novas, na embalagem. Valor total- R$ 30,00


    Tendo interesse em comprar algum dos itens pode ligar no
    Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP, ou enviar um email para jzmagazine@bol.com.br, com os itens que gostaria de comprar da listinha acima - o envio é via Correio, e o pagamento é por deposito bancário, preços de atacadista

    ResponderExcluir

Gratidão Evite se tornar uma pessoa viciada em reclamar da vida. A palavra re-clamar significa clamar ao universo que lhe manda ma...