quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dicas de Economia Doméstica

Recebi esse texto por e-mail através do grupo Cuide Bem. Não sei a autoria desse texto. Se alguém souber me fale que eu darei o devido crédito.

Economia doméstica
1 – Faça menus semanais – Eu perco cerca de uma hora ou menos ( depende da imaginação ), por semana e planejo as minhas refeições. Eu vejo todos os panfletos que colocam na minha caixa do correio, vou aos sites dos supermercados e faço os menus de acordo com o que está em promoção nessa semana.Vejo também se já tenho alguns dos ingredientes no frigorifico e na despensa, compro só o que necessito para essa semana.Não me esqueço de incluir uma refeição se sobras ( no outro dia fiz uma espécie de empadão com sobras e ficou uma maravilha da natureza ).
2 – Faça uma lista de compras e confira mais do que uma vez – Eu tomo nota de todos os ingredientes dos meus menus semanais, vejo o que tenho e coloco na lista.
3 – Não faça compras com fome – Eu geralmente vou ao sábado de manhã, tomo um bom café da manhã antes de embarcar na minha luta semanal aos preços baixos.
Se o fizer com fome, com certeza que acabará por comprar algumas coisas desnecessárias que só vão encarecer a sua conta e possivelmente a faz ganhar algumas calorias extra.
4 – Faça um orçamento – Eu sei exatamente o valor que disponho para a comida. Claro que não é uma ciência exata mas tento sempre não fugir do valor que tenho para gastar.
5 – Faça uma lista e coloque à vista - assim quando faltar alguma coisa tomo logo nota e vejo se dá para evitar as idas ao super durante a semana. O segredo é ir só uma vez por semana e com a prática e o tempo, tente fazer os menus para ir de 2 em 2 semanas. O problema das pessoas em geral é comprarem por impulso.
6 – Faça uma listagem da sua despensa – Anote tudo o que tem na despensa ( cole na parte de dentro da mesma ), e assim é mais fácil fazer os menus, vê o que já tem e evite comprar a mais.
7 – Compre em quantidade, se assim justificar – Assegure-se no entanto que vai utilizar os produtos que comprou antes que acabe o prazo de validade porque se não utilizar, não adianta poupar, joga-se dinheiro no lixo.
8 – Confira os recibos e tome nota dos preços – Eu faço uma folha de cálculo no excel em que tomo nota dos preços que estão sendo cobrados nos supermercados em que faço as compras, porque assim sei que o produto x é mais barato ali e vou lá comprar..
9– Leve o almoço para o emprego – Muitos escritórios ou fábricas têm microondas e podem muito bem comer sentados em alguma mesa disponível.
10 – Cozinhe em quantidade e congele – Eu chego a cozinhar num domingo de manhã 3 ou 4 refeições e congelo. Assim quando chego cansada durante a semana, é só aquecer.
11 – Use produtos de marca branca – Eu sou fã, cada vez mais o meu frigorifico e a minha despensa estão recheados de produtos de marca branca, ainda não consegui descobrir a diferença ( sem ser no preço, claro ).
12 – Não compre refeições preparadas – Isso de pôr a lasanha no microondas ou forno durante 10 min e já está...para mim já passou. Para além dos corantes e conservantes que esses produtos têm, o preço até assusta.
13 – Não jogue comida fora – Eu faço assim...aproveito tudo...se as cenouras estão moles, aproveito para fazer sopa, metade de uma cebola que sobrou do refogado, congelo o que sobra, dá para a próxima refeição.
14 – Use os cartões e talões de desconto – Eu uso e abuso de todos os descontos que tenho. Não compro por comprar, só compro aquilo que me convém para os meus menus semanais, aliás muitas vezes faço os meus menus em função do que tenho desconto.
15 – Leve suas ecobags - Por último uma dica ecológica... vamos usar cada vez menos os saquinhos plásticos do supermercados contribuindo para o meio ambiente.

3 comentários:

  1. Olá Ana!
    Passei por acaso e gostei do seu cantinho vou até ficar por aqui rsrs.
    Boa noite pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana...seja muito bem vinda.
    abs,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Geralmente se fala muito em economia domestica, mas a grande verdade mesmo é que para quem é dona de casa sabe que milagres não existem, mesmo que se troque marcas, diminua aqui, ou ali, milagres não existem.

    O que pode existir sim é o que se chama de cooperação entre todos aqueles que moram na mesma casa. Cooperação no sentido de quando passar por um cômodo apagar a luz, assim se economiza energia elétrica; quanto as sobras de comida, não jogar fora, mas quando perceber que os pequenos volumes de sobrinhas estão aumentando, buscar inventar algum prato para aproveitar essas pequenas sobras, e assim também fazer uma coisa diferente na alimentação; para aquelas regiões em que se possue caixa d´água nas casas, durante a madrugada desligar o registro de água, assim os pequenos vazamentos que porventura tenha, cessam durante a madrugada, e assim se economiza na conta de água também.

    Ou seja, pequenas atitudes no dia a dia que muitas vezes fazem a diferença no final do mês.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br
    “Onde a sua economia é nossa maior satisfação”

    ResponderExcluir