quinta-feira, 18 de junho de 2009

Louro - A planta de mil utilidades

Louro - Laurus Nobilis

O louro é um santo remédio contra má digestão, ressaca alcoólica, doenças de fígado e do estômago.
Serve como repelente de mosquitos. Antigamente, usava-se colocar galhos de louro para queimar sobre uma pequena fogueira ou colocava-se suas folhas sobre a chapa do fogão e lenha para que, ao esquentar, exalasse seu odor pelo ambiente. Dica: atualmente, aproveitando os aparelhos elétricos que prometem afastar os insetos, coloca-se uma folha verde de louro no lugar do cartão de repelente.
Esta planta também é famosa por espantar traças e combater o mofo, por isso é uma ótima idéia encher os bolsos das roupas de inverno, as gavetas e prateleiras dos ármários com folhas secas de louro.
Na culinária ele é imprescindível no preparo de feijão, carne e molho vermelho. Já experimentou incrementar o molho branco com uma folhinha desta planta? Experimente, fica uma delícia.
O louro também funciona na conservação de grãos. Ponha uma folha no recipiente onde você guarda o feijão, pipoca, arroz, etc.
No jardim pode ganhar lugar de destaque pois transforma-se em um viçoso arbusto.

4 comentários:

  1. bom dia. voce sabe como tratar o pe de louro? o meu e de minha mae tem fungos ou coisa parecida, as folhas enrolam, ficam pintadas... agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, também estou com problemas com um loureiro que tem na casa da minha mãe. Descobri que os fungos são trazidos por vento, pássaros ou insetos. Mas ainda não sei tratar.

    ResponderExcluir