domingo, 3 de janeiro de 2010

Verão: Cuidado dobrado com as crianças



Estamos vivendo a estação mais quente do ano. No calor as crianças ficam mais suscetíveis a desidratação e os cuidados nessa época devem ser redobrados.

A desidratação pode ser causada por diarréias, vômitos ou suor intenso. Para combatê-la deve-se oferecer a criança água constantemente, mesmo sem ela pedir, pois a sede já é um sinal de desidratação.

É aconselhável que as crianças sejam mantidas em ambientes arejados e com sombra, pois isso evita o excesso de transpiração. Se houver suspeita de desidratação o soro caseiro é indicado.

Mas lembre-se o médico deverá ser consultado imediatamente, pois desidratação pode levar ao óbito.


Receita de soro caseiro

1 colher de sopa de açúcar e uma colher de cafezinho de sal, misturadas em um litro de água.


Queimaduras solares: Evite que a criança esteja no sol entre as 11h00 e 16h00. O uso de protetor solar é indispensável, mesmo em dias nublados. É de responsabilidade dos adultos orientar a criança para que brinque na sombra. O guarda-sol é uma peça chave, desde que seja de tecido de algodão, pois os sintéticos deixam passar os raios solares prejudiciais à saúde.


Intoxicação Alimentar: Evitar frituras, alimentos de difícil digestão, molhos e maioneses. Inclua frutas nos lanches. Lembre-se que alimentos adquiridos em beira de praia e bares de piscina podem estar em condições impróprias para o consumo.
Fonte: Guia SOS Dona de Casa - Ano XIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão Evite se tornar uma pessoa viciada em reclamar da vida. A palavra re-clamar significa clamar ao universo que lhe manda ma...