terça-feira, 20 de outubro de 2009

Beterraba



por Ana Gomes

O alimento que você ignorou na infância, hoje, está a um passo de ser obrigatório no seu cardápio. Raiz originária da Europa, a beterraba (Beta vulgaris L.) pode ser considerada um presente e tanto para o organismo com benefícios muito além daqueles que sua mãe falava.
Velho conhecido dos brasileiros, esse vegetal se adaptou bem ao solo nacional e, vira-e-mexe, é incorporado em saladas, sucos e sopas, emprestando às receitas um pouquinho do seu característico sabor adocicado. Sorte de quem o consome. Para se ter ideia, dentre as funções das substâncias encontradas na hortaliça estão a melhora do trânsito intestinal, o aumento da resistência imunológica e a manutenção da saúde óssea. Básico, até então.
A boa-nova mesmo ficou por conta de um composto importante para a saúde do bebê durante a gravidez: o ácido fólico. E adivinhe onde ele é encontrado em abundância? "Essa substância diminui significativamente o risco de má-formação fetal", informa a nutricionista funcional Priscila Spiandorello, da Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia, em São Paulo.
Mas não é só quem espera a chegada da cegonha que sai ganhando. "O ácido fólico é importante para o sistema imunológico, pois ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que fortalecem nossa resistência", descreve a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, da clínica que leva seu nome, no Rio de Janeiro.

A TODO O VAPOR!
No quesito "vitaminas" a hortaliça faz bonito. Na sua composição se encontram as do tipo A (ótima para garantir olhos saudáveis) e C (antioxidante de peso). Esta última, no entanto, "só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua", explica Patrícia. Também são identificadas no alimento algumas vitaminas do complexo B, reconhecidas pela atuação a favor da pele e dos cabelos.
A bagagem de nutrientes ainda é composta por sais minerais como sódio, que protege contra a perda excessiva de líquidos; potássio, fundamental para a manutenção da atividade muscular; zinco, indispensável para os tecidos cerebrais; magnésio, que favorece as funções nervosas e musculares; ferro, imprescindível para o crescimento e desenvolvimento do organismo; além da dupla fósforo e cálcio, que desempenha importante papel na formação e manutenção da massa óssea, bem como na contração muscular.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Própolis: Fortalecedora do Sistema Imunológico



Aaaaatchimmmmmmm!!!!!!aiii meu nariz tá entupido!!!!!tô cansada...não aguento mais esse resfriado!!!
Se você se identificou com a frase acima é porque seu sistema imunológico está lhe avisando que está debilitado. É hora de dar um up no organismo e fortalecer as defesas naturais enfraquecidas.
Uma arma natural e saudável contra a baixa imunidade é a Própolis. Essa substância coletada em plantas pelas abelhas é formada por uma mistura de diversas resinas vegetais que fortalece o sistema imunológico, atuando na prevenção, e em alguns casos, na cura, de diversas doenças.
No livro "Própolis e Imunidade" (Editora Unesp), o pesquisador José Maurício Sforcin reuniu uma série de estudos que demonstram a eficácia da substância. Pura, bastam três ou quatro gotas por dia. Diluída em água, a dose pode chegar a 15 gotas.

A própolis pode ser encontrada em farmácias ou em lojas de produtos naturais na forma líquida ou em gel.

Atenção: Por se tratar de um medicamento, embora seja natural, deve ser prescrito pelo seu médico


Propriedades e Aplicações

  • Pode ajudar na cura de: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas;
  • Fortalece a imunidade pela ação dos linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia;
  • Previne e pode ajudar no tratamento de pneumonia crônica e brônquite infantil;
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele, além de agir sobre o sistema capilar;
  • Trata de doenças das vias respiratórias e urinárias;
  • Age como antioxidante no organismo;
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade;
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico;
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides - princípio ativo da própolis;


Gratidão Evite se tornar uma pessoa viciada em reclamar da vida. A palavra re-clamar significa clamar ao universo que lhe manda ma...